O vício de não se frustrar

Uma reflexão sobre as dificuldades de lidar com as frustrações e suas possíveis consequências.

  • Compartilhe!
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
O vício de não se frustrar

A pressa faz parte de nossa atualidade. “Quase” todos (para não generalizar) querem TER TUDO LOGO SEMPRE. E isso não é só com relação às coisas materiais. Querem também amor, felicidade, saúde...

A lei que rege nosso mundo de hoje em dia é a da mágica. Deve bastar um toque da “varinha de condão” para que todos os desejos sejam realizados.

Querem estar felizes! Mas não há tempo para questionamentos do tipo: _ Eu tenho o direito à felicidade ou o dever de ser feliz? 

Quando os eventos do dia-a-dia não propiciam essa felicidade obrigatória optam por aditivos como “poções mágicas”, medicamentos milagrosos, as famosas “pílulas da felicidade”, vícios como: drogas, medicamentos, comida, sexo, jogos, compras... tudo isso de forma exagerada, compulsiva.

Ficam dependentes, viciados!!!!

“_ Eu quero AGORA!”, “_Quero TER TUDO SEMPRE LOGO AGORA”.

Percebo que a maioria das pessoas não sabe mais lidar com as frustrações, com a espera.

As pessoas que não aprendem a lidar com suas frustrações desejam sempre o imediato. Muitas vezes, o que leva à busca da droga é a necessidade desse bem-estar instantâneo.

Todos nos frustramos, nos desiludimos... Por que nem todos nos viciamos?

Acredito que seja porque alguns de nós aprendemos a esperar. Aprendemos a nos frustrar, a esperar o brinquedo que só chegaria no natal, a esperar a felicidade chegar, aprendemos a lidar com a vergonha de falhar, aprendemos a controlar os nossos ânimos, aprendemos a esperar pelo desejado...

Aprendemos a difícil tarefa de “desejar o possível e esperar pelo difícil”.

Os jovens que são acostumados a ter tudo ao simples toque de seu desejo, se percebem sem ter pelo que lutar desejar, ou sonhar. A insatisfação cresce! Então, muitas vezes começam a beber ou usar outros tipos de drogas na busca de alguma emoção nova, qualquer coisa que possa lhes fazer o coração vibrar. Qualquer coisa que eles próprios tenham que buscar, que os pais não lhes dêem. Qualquer ilusão na busca da autoafirmação tão necessária.

Os pais que dão tudo rapidamente, além de tudo, privam seus filhos das delícias do DESEJO. 

Desejar: do latim, de-siderare.

Siderare: de sider, astro, estrela.

Desejar: quando o corpo voa alto com os astros...

As delícias de SONHAR. Sabe por que é tão bom sonhar? É porque nos sonhos todos os nossos desejos se transformam em realidade. 

Quando aprendemos as capacidades de nos frustrar, de desejar, de sonhar, acontecimentos aparentemente sem importância, pequenos, se tornam grandes acontecimentos inesquecíveis.

Você foi criado com a maravilhosa emoção da espera, do desejo? Ah! Então você sabe muito bem do que estou falando !!!!!!!

 

COMPANHIA NO DIVÃ - Bia Melara

Que sensações teve com o artigo?

Selecione as emoções que experimentou com este artigo


Reações dos demais leitores:


Conte-nos mais! Comente no final desta página.

  • Compartilhe!
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para O vício de não se frustrar

Enviando Comentário Fechar :/