Desvendando o Transtorno de Personalidade Narcisista

Um guia simples para identificar relacionamentos abusivos

  • Compartilhe!
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
Desvendando o Transtorno de Personalidade Narcisista

O Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é uma condição psicológica que merece atenção, especialmente quando se busca entender relacionamentos abusivos.

Neste, e em meus próximos artigos, falarei sobre este transtorno, visando simplificar e esclarecer os comportamentos associados ao TPN, oferecendo insights para ajudar pessoas a identificar sinais de abuso emocional.

O Transtorno de Personalidade Narcisista é caracterizado por uma necessidade constante de admiração; um padrão persistente de grandiosidade, julgando-se sempre o melhor à despeito dos outros; e falta de empatia.

Indivíduos com essa condição psicológica exibem um senso inflado de autoimportância, fantasia de sucesso ilimitado, exigência de atenção excessiva e exploração interpessoal.

Sua sutileza reside na habilidade dos afetados em projetar uma fachada encantadora, enquanto internamente enfrentam uma profunda fragilidade na autoestima, um ego inflado e uma disposição a explorar os outros para atender as próprias necessidades. A constante busca por validação externa esconde uma vulnerabilidade subjacente, enquanto a dificuldade em reconhecer as necessidades emocionais dos outros contribui para relações interpessoais desafiadoras.

A sutileza no processo de abuso em relacionamentos escapa até mesmo das pessoas mais inteligentes. A manipulação gradual e a habilidade da pessoa com Transtorno Narcisista em mascarar comportamentos prejudiciais tornam difícil para a vítima perceber a toxidade do relacionamento.

A maestria em distorcer a realidade, vai minando a autoconfiança da vítima e induzindo-a a duvidar de sua própria percepção.

É um jogo cruel, onde uma pessoa vazia emocionalmente (TPN) busca outra plena e cheia de brilho para, agindo como um vampiro suga-la até que sinta-se totalmente desenergizada e acreditando-se dependente emocionalmente deste doente.

A pessoa com este transtorno dificilmente vai se curar, uma vez que se acredita perfeita e não enxerga sua própria doença. Já para o parceiro adoecido por essa relação o primeiro passo é se conscientizar e procurar ajuda psicanalítica o mais rápido possível.

Nos próximos artigos falarei sobre os sinais de alerta, sobre as características do relacionamento abusivo e TPN, e sobre como identificar e agir.

COMPANHIA NO DIVÃ - Bia Melara

Que sensações teve com o artigo?

Selecione as emoções que experimentou com este artigo


Reações dos demais leitores:

{}1{}1{}1

Conte-nos mais! Comente no final desta página.

  • Compartilhe!
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Desvendando o Transtorno de Personalidade Narcisista

Existem 1 comentário(s). Diga-nos o que pensa :)
Carla Celeghini

Carla Celeghini

O texto traz à tona uma realidade difícil de ser notada quando está sendo vivenciada, permitindo o olhar crítico e a busca por conforto ao se entender que muitas vezes a falha apontada como nossa, pode ser referente somente à forma distorcida do olhar do outro.
★★★★★DIA 26.04.24 11h56RESPONDER
Seja o primeiro a curtir ;)
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/