Como Treinar Líderes
Que tal pensarmos em criar bons seres humanos?

Nunca se pensou tanto em liderança.
“Como treinar líderes”. Livros, cursos (como se fosse possível ensinar em algumas aulas ou capítulos algo tão complexo)...
Pais preocupados em formar seres completos... e a vida das crianças e adolescentes vira uma grande loucura... inglês, redação, informática, música, esportes, escola em período integral, reforço, cursinhos... já nascem estressados!!!!
Não existem garantias... não existem formulas... nem teorias... não há receita para ser um grande líder...
Eu diria que a liderança é um dom... uma competência... É uma habilidade que envolve várias facetas como a comunicação, motivação, visão, percepção, raciocínio, atitude, espírito de colaboração, pro atividade... e a meu ver, a principal: a capacidade de não atrapalhar!!!!
Não existem cursos específicos e eficientes sobre a boa liderança... mas ela pode sim, ser plantada a partir da introdução de valores e virtudes... ser desenvolvida quando se aprende a perceber e pensar sobre emoções positivas e forças pessoas.
Os melhores líderes se formam quando o objetivo maior é formar bons seres humanos... Este é o segredo: a boa liderança tem a ver com a formação do caráter do indivíduo!!!!
Os grandes líderes: Jesus, Gandhi, Buda, Madre Teresa... os maiores da história, não tinham todas as habilidades físicas, intelectuais e motoras... Eles tinham apenas coração, sensibilidade e senso de justiça.
Um treinador não precisa ser bom em todas as posições, mas ele tem que ser estrategista, motivador, capacidade de parceria, observação, firmeza “porém sem perder a ternura jamais”, como diria o líder Che Guevara.
Um maestro não precisa tocar todos os instrumentos que estão sob seu comando. Ele precisa ter um conhecimento profundo sobre a peça musical que está trabalhando, sensibilidade, e saber o que deseja que cada um dos músicos de sua equipe produza... Deve conduzir e ter conhecimento sobre os caminhos que cada um deles deve percorrer... Deve combinar talentos... e o seu coração deverá estar com cada um deles.
Não temos que ter a pretensão de entregar ao mundo “produtos acabados”, prontos, completos...
Também como líderes de nossos filhos, temos que ser grandes maestros: a melhor parte não deve ser o final da música, mas sim o momento vivido, a hora em que ela está sendo tocada... o processo tem que ter coração.
Não devemos criar concretizadores de tarefas, devemos criar seres pensantes, sensíveis e com boas iniciativas.
Devemos acima de tudo dar exemplos, sendo com nossos filhos líderes bons e justos, propondo direcionamentos e, acima de tudo tendo capacidade de visualizar o todo e sua relação com as partes.
Façamos de nossos filhos sinfonias... e que eles desta forma possam adentrar os lugares com a mesma força arrebatadora da música que mexe em lugares inimagináveis e profundos...
Músicas que quando tocam lideram nossas almas.
COMPANHIA NO DIVÃ - Bia Melara
Que sensações teve com o artigo?
Selecione as emoções que experimentou com este artigo
Reações dos demais leitores:
Conte-nos mais! Comente no final desta página.
Olá, deixe seu comentário para Como Treinar Líderes