Carpe Diem

Colha o dia... aproveite o dia... amanhã ou ele não está aqui ou você não estará mais aqui.

  • Compartilhe!
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
Carpe Diem

Percebo que as pessoas estão com dificuldade de estar aqui e agora. Ou elas têm muita pressa, que acelera seus pensamentos, transportando-as para um lugar no futuro que não existe. Ou estão revivendo o passado, presas a um tempo que não voltará jamais.

Resumindo: elas não vivem, já que a vida só acontece neste momento presente.

Estão infelizes e às vezes até deprimidas, já que o momento atual fica vazio, portanto elas próprias ficam vazias.

Estão sempre à espera de um milagre, um acontecimento, uma felicidade imensa...

Esquecem-se que felicidade é estar aqui podendo viver o dia de hoje. Que a felicidade não é este gigante inatingível que só existe na imaginação, mas é aproveitar todos os momentos felizes que podemos pegar e ter no dia-a dia, e que são reais.

Muitas vezes esquecem-se de seus sonhos. Não percebem que hoje tem tudo o que planejaram, ou pelo menos, já estão muito mais próximos de suas realizações. Portanto não comemoram as realizações de seus desejos. Eles estão acontecendo bem aqui, e elas já estão com a cabeça lá na frente, preocupadas com o que ainda não atingiram.

Sempre com a sensação de falta. Observamos isso desde cedo: as crianças querem crescer logo, pois assim pensam que terão a vida perfeita. Pensam que a felicidade chegará quando terminarem a faculdade. Talvez ela seja completa quando se casar. Ainda falta ter um filho. Quem sabe mais um. Falta uma casa confortável, ou o carro do ano. Falta a separação, o divórcio... a morte para que possa então ser feliz.

Não conseguem comemorar o crescimento, o término da faculdade, o casamento, etc, etc, etc... ou seja, todo o planejado foi atingido... e se não foi é porque os desejos mudaram, e com eles os caminhos.

Não é ruim sonhar, o ruim é não ser agradecido à própria vida e a si mesmo pelas lutas e conquistas, não perceber os sonhos realizados, não comemorar a capacidade das conquistas. Não entender que hoje é o lugar onde você sonhou e lutou para estar. Que a vida só pode ser vivida hoje e deve ser saboreada em toda a sua delícia. Segundo Rubem Alves como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre.

“Carpe Diem” quer dizer aproveite o dia, colha o dia. Eu espero que este texto sirva de reflexão e mais que isso que você possa perceber que a felicidade está muito mais próxima do que você imagina, está neste momento, quem sabe nesta leitura, se a capacidade estiver dentro de você...

BIA MELARA/Companhia No Divã

Que sensações teve com o artigo?

Selecione as emoções que experimentou com este artigo


Reações dos demais leitores:


Conte-nos mais! Comente no final desta página.

  • Compartilhe!
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Carpe Diem

Enviando Comentário Fechar :/