A era da perfeição
De onde vêm os padrões? Quem instituiu? Por que ao invés de se aceitarem as pessoas se escravizam, seguindo modelos de perfeição?

Muita ginástica... horas e horas na academia...a busca pelo físico perfeito...malhar é mais importante que qualquer outra coisa.
Massagens, drenagens, novidades estéticas... a busca pelo corpo perfeito...celulites, estrias, flacidez são sinônimos de desespero.
Muita maquiagem... esconder as “imperfeições” do rosto, as “imperfeições” da idade... quase ninguém quer aparentar a idade que tem.
Na hora das fotos, além da maquiagem, temos o recurso do fotoshop que tira não só as imperfeições do corpo, do rosto, mas também da própria foto... quer mais perfeição? Corre-se o risco de nem parecer que aquela foto é sua... Mas não tem problema, o importante é a perfeição!!!
Cirurgias plásticas, reduções, implantes, silicones... a busca por um modelo de perfeição...como se todos fossem bonecos de fabricação em série.
Dizem que o ideal são 350 ml nos seios, então quem quiser ser perfeito, ser feliz tem que ter 350 ml nos seios... sem questionamentos!!!!
É muito importante aparecer, fazer sucesso... um bumbum perfeito à mostra dá mais chances do que o conteúdo interno.
Era de BBB... pessoas expostas, pagando micos para ganhar a fama... E ganham porque do outro lado existem milhares de pessoas que, ao invés de olhar para a própria vida, preferem olhar para vidas desconhecidas... e não se contentam somente em olhar, querem opinar, decidir quem é melhor.
Época de comparações... Quem é melhor? Quem é pior? Quem é mais perfeito? Quem é certo? Quem é errado? Eu me pergunto se isso tudo existe!!!!
A melhor escola, reforço, o curso de inglês, natação, piano, balé, jazz, caratê... a busca pelo filho perfeito... vemos jovens sobrecarregados, estressados sob o desejo dos pais.
Competição desenfreada... 1000 candidatos para uma vaga.
Quero deixar claro que não sou contra as pessoas se cuidarem, quererem estar bem, lutar por objetivos... O que me preocupa são os excessos!!!
Preocupa-me as distorções de valores.
Preocupa-me as comparações... os julgamentos fantasiosos...
Digo fantasiosos porque não sei de onde vêm os padrões de beleza que todos seguem sem questionar.
Quem dita a perfeição? Quem estabelece estes padrões que são seguidos como se fossem leis?
Talvez o que estas pessoas têm de mais especial, para chamarem à atenção e tornarem-se modelos para os outros, é a capacidade de auto-aceitação... a capacidade de serem elas mesmas... de não seguirem padrões... de terem personalidade própria... é não ter o outro como referência. É exatamente não ter problemas com os “defeitos”!!!
O que a maioria das pessoas ainda não descobriu é que a “perfeição” vem de dentro... não está nos seios, nem no bumbum...
Essa perfeição física ilusória não existe.
Se é que perfeição existe, ela é você gostar de você mesmo e aceitar-se exatamente como é... aceitando e sabendo conviver com as próprias fraquezas e dificuldades... sabendo conviver com as diferenças existentes entre os seres humanos.
Que no meu ponto de vista é o que os torna mais bonitos e especiais... o fato de serem únicos.
Li em um dos livros de Leo Buscaglia uma estória mais ou menos assim:
Existia uma banana cujo sonho era se tornar uma ameixa, porque o dono da casa onde estava amava ameixas. Com muito esforço ela conseguiu, se transformou em uma ameixa e foi colocar-se junto às outras. Quando o dono chegou pegou-a e jogou fora, dizendo: - Que ameixa mais feia!!!
Ela decepcionada voltou a ser banana sabendo que se ela fosse banana poderia ser a mais bonita delas, mas sempre seria a ameixa mais feia de todas, por não ser esta sua natureza.
Se você for uma banana seja uma banana linda e feliz!!!!
BIA MELARA/Companhia no Divã
Que sensações teve com o artigo?
Selecione as emoções que experimentou com este artigo
Reações dos demais leitores:
Conte-nos mais! Comente no final desta página.
Olá, deixe seu comentário para A era da perfeição