A vida em preto e branco

Sugestão de um filme maravilhoso que mexeu com minhas emoções e me encantou completamente. Meu primeiro encantamento para vocês.

  • Compartilhe!
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
A vida em preto e branco

Toda última semana, de cada mês, acontece em Ribeirão Preto, um evento chamado “Cinema e Psicanálise”. Nesta noite assistimos a um filme e em seguida os comentários de um psicanalista a respeito deste. Para nós é um momento muito rico.

Em um destes encontros, que para mim foi muito especial assistimos a um filme que eu ainda não havia visto, e que amei !!!!!! Para melhorar, os comentários foram de Marta Foster, minha “mestra”, professora, orientadora, supervisora, conselheira, e amiga, que admiro muito, não só pela pessoa maravilhosa que é, como também pelo amor e dedicação que tem à psicanálise. Enfim, quando eu crescer quero ser como ela !!!!!

Acompanho-a incansavelmente há quase oito anos. Atualmente ela vem de São Paulo, nos encontramos em Ribeirão, onde estudamos e conversamos por horas e horas. E pasmem: isso ocorre aos sábados, e para nós é um prazer, tão grande quanto seria um sábado de churrasco com os amigos. Está aí um dos motivos pelo qual eu não me canso de agradecer a Deus por ter escolhido a profissão correta.

Mas, voltando ao evento, gostaria muito que todos vocês estivessem lá, para que ficassem  encantados como eu fiquei . Com relação aos comentários, estes infelizmente não foram gravados, portanto vocês não poderão ouvi-los. Mas o filme e a estória maravilhosa que ele traz, eu posso repartir com vocês, então gostaria de recomendá-lo a todos. Chama-se “A VIDA EM BRANCO E PRETO”.

É um filme de grande beleza, que faz com que a sensibilidade do autor entre em comunhão com a nossa, mexendo assim em nossas profundezas.

Fala sobre o fato de muitas vezes as pessoas fazerem de suas vidas um roteiro sem riscos, sem novidades, sem questionamentos, sem graça. Fala de vidas que são como livros em branco. Fala da perda da capacidade de pensar, sentir e ver colorido.

Fala do perigo das pessoas se esquecerem que além do corpo físico existe uma alma e que esta se alimenta de cores, sons, cheiros, paladares e toques. Se não usarmos estes sentidos eles vão ficando cada vez mais quietos e adormecidos, até que nos esquecemos deles e a vida vira um grande vazio: branco, preto e com alguns tons de acinzentado.

Ele nos inspira a acordar nossos desejos, percepções e sentimentos. A viver nossa vida com mais intensidade. Nos faz pensar que podemos fazer de nossas vidas algo branco e preto, ou colorido, e isso só depende de nós. O que você tem escolhido?

Vamos pintar a vida com as cores de nossas emoções mais lindas, mais gostosas.

O filme pede que lembremos de dar valor as coisas do cotidiano, as quais nos esquecemos da grandeza: uma chuva por exemplo(já pararam para pensar e sentir a beleza da chuva?), as cores de uma rosa, e de todas as flores, e da natureza no geral...

Eu jamais me esqueci. E para garantir que nunca me esqueça, tenho por prazer e hábito, tirar fotos da natureza. Para tirá-las temos que estar sempre com os olhos atentos, estar sempre namorando a natureza, as cores, a vida.

Trazer o que senti do filme, dos comentários, das discussões, o fato de relembrar, repartir, escrever sobre algo que gosto tanto, tudo isso, é como mostrar à vocês a foto que minha alma tirou deste momento. Isso me deixa colorida e principalmente faz com que eu veja meu mundo colorido.

Espero que despertem seus sentidos, seus sentimentos, e emoções mais profundas, e que com o filme, com a música, com um passeio, com amor, com sexo, com leitura, cada um descubra seus prazeres, e fiquem todos bem coloridinhos, e que nosso mundo fique cada vez mais encantado com nossos cores…  

BIA MELARA/Companhia No Divã

Que sensações teve com o artigo?

Selecione as emoções que experimentou com este artigo


Reações dos demais leitores:


Conte-nos mais! Comente no final desta página.

  • Compartilhe!
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para A vida em preto e branco

Enviando Comentário Fechar :/